Dra. Michelly Caldi

Fitoterapeuta com ênfase em emagrecimento definitivo, ganho de massa muscular, distúrbios do sono, ansiedade, climatério, tensão pré menstrual, doenças crônicas, disfunção erétil

FITOTERAPIA

Plantas medicinais e Fitoterápicos

 

Fitoterapia é a prevenção e o tratamento de doenças mediante o uso de plantas (Ferreira, 1999). Phyton, em grego, quer dizer “planta” e therapeia vem do verbo therapeuo, que significa “tratar, cuidar”. Segundo a Portaria 971, de 03/05/2006, do Ministério da Saúde, a fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A fitoterapia constitui uma forma de terapia medicinal que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI.(Panizza 2010)

DISTÚRBIOS DO SONO

 

O encurtamento do tempo de dormir tornou-se um hábito comum na sociedade atual e, curiosamente, em todos os países a obesidade tem se tornado uma verdadeira epidemia, sugerindo uma associação entre ambos. Hoje em dia sabe-se que distúrbios do sono têm o poder de influenciar o equilíbrio nutricional e metabólico do corpo, e vários estudos têm mostrado que sua restrição tem relação com maior prevalência de obesidade, dislipidemias e diabetes.

imunidade.jpg
IMUNIDADE

sistema imunológico é composto por células e anticorpos que defendem o nosso organismo de agentes infecciosos (microorganismos), invasores e patogênicos. Quando estas células estão em bom número dizemos que estamos com a imunidade alta.

Quando pensamos em métodos naturais para aumentar a imunidade, a primeira coisa que nos ocorre é alimentação. De fato, ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, faz muita diferença, mas existe uma série de fitoterápicos que podem lhe ajudar a prevenir doenças, estimular o sistema imunológico e até mesmo tratat doenças. desde que prescrito de forma correta.

SÍDROME METABÓLICA

 

A Síndrome metabólica (SM) é um distúrbio complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular, geralmente caracterizado por alterações metabólicas relacionadas à obesidade e à resistência insulínica. É importante destacar a associação da SM com a doença cardiovascular, aumentando a mortalidade geral em cerca de 1,5 vezes e a cardiovascular em cerca de 2,5 vezes. O controle de peso é uma medida importante para minimizar os sintomas da síndrome metabólica (SM)

OBESIDADE

 

Obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

Sob prescrição, medicamentos fitoterápicos podem ser alternativa terapêutica no tratamento da obesidade

É um consenso científico que, no tratamento da obesidade, é necessário que o indivíduo adote uma série de mudanças em seu cotidiano, o que inclui reeducação alimentar e a prática constante de exercícios físicos. Mas, na busca por alternativas que possam contribuir de forma efetiva para a perda de peso, muitos profissionais têm indicado a seus pacientes o uso de medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais cuja ação no organismo favorece o emagrecimento.

 

entenda-porque-a-crise-de-ansiedade-pode-engordar-1-640-427.jpg
ANSIEDADE

 

Todos nós sentimos ansiedade em alguns momentos de nossas vidas, isto é normal. Mas para algumas pessoas este sentimento é mais frequente e intenso, afetando seu dia-dia.
O distúrbio de ansiedade é uma doença psíquica caracterizada por um sentimento de insegurança, medo, e nervosismo. Embora comum em todo ser humano, a ansiedade torna-se um distúrbio quando esta presente na maioria dos dia por 6 meses ou mais, prejudicando a vida e os afazeres diários do paciente.

A ansiedade em muitas pessoas levam a compulsão alimentar e devem ser controladas.

Como alternativa ao uso de ansiolíticos e antidepressivos, que podem causar efeitos colaterais e até dependência, alguns especialistas apontam para os fitoterápicos, que são feitos com plantas e agem de forma semelhante às drogas sintéticas.

sintomas-tpm.jpg
TENSÃO PRÉ MENSTRUAL

 

A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece haver uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina. É importante ressaltar que essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher.

O período menstrual influencia o tamanho das refeições e do apetite, o consumo de macronutrientes consumidos, modificações na escolha de produtos alimentícios e a compulsão por certos tipos de alimentos, especialmente os doces.

A Fitoterapia tem sido reconhecida como um tratamento aceitável porque normalmente provoca menos efeitos colaterais. Um estudo mostrou que o tratamento mais comum realizado pelas mulheres Asiáticas são os hormônios (32%) enquanto no grupo Europeu houve prevalência do uso de  fitoterápicos  e vitaminas  para  amenizar a SPM (48%).

 

como-engravidar-em-1-mês-2.jpg
DISBIOSE

 

Disbiose é uma disfunção do intestino devido, entre outros fatores, ao desequilíbrio quantitativo de diferentes micro-organismos (bactérias benéficas e maléficas) que participam da microbiota intestinal. Quando a nossa microbiota intestinal está saudável ela forma uma barreira contra micro-organismos invasores, potencializando as defesas do hospedeiro (indivíduo) e estimulando a resposta imune local. Além dessa função, ela também compete por combustíveis no lúmen intestinal (interior do intestino), prevenindo o estabelecimento das bactérias patogênicas (maléficas).

Os probióticos, micro-organismos vivos, em quantidades adequadas promovem benefícios, os que se destacam são os grupos das Bifidobacterium e os Lactobacillus. Já os prebióticos, são componentes alimentares não digeríveis e também são benéficos por estimular seletivamente o crescimento das bactérias desejáveis no cólon

AGENDE SEU HORÁRIO E COMECE SEU TRATAMENTO AGORA MESMO